top of page

Romaneio de Pronta Entrega

Atualizado: 22 de mai.

O que é romaneio de pronta entrega:

O romaneio de carga, de entrega ou de embarque é um documento que descreve todas as principais informações do que está sendo transportado. Ele registra a entrada, saída e o saldo de mercadoria, descrevendo cada operação.

Entrada de mercadoria no romaneio:

A entrada de mercadoria no romaneio ocorre através da emissão do documento fiscal de Remessa para Venda Fora do Estabelecimento.

Saída de mercadoria no romaneio:

A saída de mercadoria no romaneio ocorre através da inclusão de um pedido ou documento fiscal que tenha natureza de operação de saída, como: venda, bonificação, doação, etc.

Saldo de mercadoria do romaneio:

O saldo de mercadoria não é nada mais do que a entrada de mercadoria menos a saída, demonstrando a quantidade que deverá ser apresentada na empresa.

Qual o objetivo do romaneio:

O objetivo do romaneio é demonstrar ao usuário o controle referente à operação realizada no veículo.

Exemplos:

Caso 1: Realiza-se o carregamento do veículo e a emissão da Nota Fiscal de Remessa para Venda Fora do Estabelecimento com os produtos e quantidades carregadas.

O vendedor então sai com o veículo e realiza sua rota de venda/entrega, emitindo as notas fiscais de venda, bonificação e demais operações ao longo do dia, neste caso hipotético.


Quando o vendedor retornar à empresa, o romaneio então demonstrará que o vendedor deve retornar à empresa com o total de 300 unidades do produto 1, bem como o valor total das vendas realizadas, de R$ 363,00 em dinheiro. Realiza-se então a Nota Fiscal de Retorno de Remessa para Venda Fora do Estabelecimento das 300 unidades, para que elas retornem ao estoque da empresa, e logo em seguida realiza-se o acerto financeiro com o vendedor.

Entendida a finalidade do romaneio, podemos ver abaixo como realizá-lo no sistema.


Passo a Passo:


Passo 1: Acessar aba Romaneio de Pronta Entrega

Ir em Comercial > Romaneio > Romaneio de Pronta Entrega.

Passo 2: Inserir novo romaneio.

 

Passo 3: Inserir informações pertinentes ao romaneio

Informar data de abertura, entrega e contábil - Essas datas e horários serão usados como parâmetros para os demais processos dentro do sistema.

Depósito de retirada do estoque - Deverá ser informado o estoque de onde o colaborador está retirando o produto para entregar ao cliente.

Informar o vendedor - Deverá ser informado o colaborador que estará realizando as vendas.

Informar o veículo - Informar o veículo que estará transportando a mercadoria.

 

Passo 4: Acessar a aba remessas e realizar remessa.


 

Passo 4.1: Inserir nova remessa.

 

Passo 4.2: Deposito de retirada e estado de destinação.

Depósito de retirada - É o depósito da onde será retirada a mercadoria para o veículo

Estado de destino - Estado no qual o vendedor irá com a mercadoria.

Data e hora Saída e Contábil: Data e hora em que foi realizado o carregamento do veículo.


Passo 4.3: Informar a quantidade de produtos da Remessa.

Nesta mesma tela você deve agora informas os produtos e quantidades carregadas podendo informar o código do produto, ougerar todos (para buscar todos os produtos), e também repetir os  produtos da última remessa “repetir última”.

Nas quantidades o sistema pode informar a “Qtde. Unid. Venda” ou “Qtde. Elementar” que está configurada no cadastro do produto.

Nota: Produtos com quantidades 0 serão ignorados.


Passo 5: Após dar um “OK” irá constar a opção de enviar a Remessa para Fila, Clicar em “SIM”.


Passo 6: - Após encaminhar para a fila, a remessa tem que ficar com o Status “Fechada” e constando o numero da “Nota fiscal”.


 

Após a nota fiscal de remessa estar com status “Fechada” e o romaneio estar com status “Em Aberto” o vendedor está liberado para realizar os atendimentos e registrar suas entregas.

Nota: Algumas vezes o vendedor retorna a empresa e carrega mais produtos dentro do mesmo dia neste caso é preciso realizar uma nova nota fiscal de remessa para venda fora do estabelecimento para este vendedor, para isto basta entrar neste romaneio novamente e seguir o passo 4 em diante para a geração de uma nova nota fiscal de remessa para venda fora do estabelecimento com a quantidade que foi carregada desta vez.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page