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Lançamento Manual de Compra

Para o lançamento manual de uma compra utilizar o caminho abaixo:


1- Compras>Lançamento/Manutenção de compras/Outras Entradas:

2- Clicar em INSERIR:

3- Selecionar a Natureza de operação: COMPRA:

4 - Abrirá a tela para o lançamento da nota. Primeiramente, preencha os dados pertinentes na aba GERAL, como: (1) Fornecedor, (2) espécie, (3) série, (4) N° NF, (5) chave/DANFE, (6) data de emissão, (7) data de recebimento, etc...

Obs: Sempre que preencher algum dado, antes de mudar de aba, clique no ícone de "disquete" na parte superior da tela para (8) SALVAR a operação.

5- Na aba ITENS, clicar em INSERIR:


6 - Os itens devem ser inseridos um por um, e o cadastro deles deve ter sido criado anteriormente. Selecione o (1) Produto e preencha as informações, como (2) CFOP/Sufixo, (3) unidade, (4) quantidade, (5) valor unitário, (6) desconto (caso haja), na aba GERAL.

7 - As tributações federais e estaduais devem ser preenchidas manualmente em suas abas respectivas. Podem ser preenchidas conforme a nota fiscal emitida pelo seu fornecedor.

8 - Após inserir um item, aparecerá a tela de contabilização. Esta é a conta contábil informada dentro do cadastro do produto ou CFOP informado. Pode ser alterada, se desejar.

Há contas contábeis que exigem a informação de um centro de custo, então é obrigatório preencher essa parte. No print abaixo, podemos ver que a quantidade de itens a ratear é 1. Essa é a quantidade total que deve ser preenchida na parte de cima, circulada:

9 - Se desejar abrir essa aba de contabilização novamente, clique em OPÇÕES > CONTABILIZAÇÃO na tela de ITENS:

10- Na aba FINANCEIRO, clicar em EDITAR:

11 - Para inserir um "contas a pagar", clique em INSERIR. O terceiro e a data de emissão serão preenchidos conforme a nota. Informe a data de vencimento e a data de pagamento agendado (caso a data de pagamento seja posterior à data de vencimento. Esta data é apenas para fins de relatório), o valor e a conta contábil a creditar (caso deseje informar uma conta diferente da que está configurada nos dados e parâmetros da empresa ou cadastro do terceiro; caso contrário, salve sem preencher essa informação).


É possível inserir mais parcelas clicando no ícone de INSERIR. Informações pertinentes podem ser descritas na aba OBSERVAÇÕES:

Para fechar a nota, clique em SETAR COMO EM PEDIDO > SETAR COMO CONFERIDA (aparecerá uma tela para preenchimento de observações caso prefira) > SETAR COMO FECHADA (também aparecerá uma tela para observações. O preenchimento não é obrigatório em ambos os casos).

Tela de observações que aparece após clicar em “SETAR COMO CONFERIDA” e “SETAR COMO FECHADA”.


Para abrir a nota e alterar ou adicionar alguma informação, desfaça o processo em ESTORNAR/REABRIR > DESFAZER "SETAR COMO CONFERIDA" > DESFAZER "SETAR COMO EM PEDIDO".

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