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GECONTROL CONSULTORIA E SISTEMAS

Como emitir um CT-e

A emissão do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) é uma obrigatoriedade para empresas transportadoras. o CTe visa modernizar, simplificar e padronizar a emissão de documentos fiscais, proporcionando maior controle e transparência para o fisco. Além de facilitar a fiscalização, o CTe melhora a eficiência operacional das transportadoras, permitindo a automação de processos, redução de erros e a agilidade no intercâmbio de informações entre empresas e autoridades fiscais.


Tela utilizada: Transportes > Prestação de Serviço de Transporte(CT-e).


1 - Geral

O primeiro passo é incluir um novo registro e selecionar a natureza de operação desejada.


Se necessário, cadastre uma natureza em Cadastros > Fiscal > Cadastro de Naturezas de Operação.


Informe o remetente (responsável pelo envio da mercadoria), o destinatário, e o tomador do serviço (que pode ser o remetente - CIF, ou o destinatário - FOB). Você pode indicar em “Papel do Tomador do serviço”³.



É obrigatório informar o “Tipo Documento”. Caso tenha dúvidas sobre qual escolher, temos um outro artigo explicando: https://www.gecontrolsistemas.com.br/post/tipos-de-conhecimento-de-transporte-eletrônico

É imprescindível também informar a condição de pagamento.


É possível indicar também o Expedidor e o Recebedor, se julgar necessário.


Recebedor: ator que recebe a mercadoria. Ele é considerado um intermediário entre o emitente e o destinatário final.¹


Expedidor: é o responsável por entregar a carga ao transportador quando envio não for realizado pelo remetente.²


E a Cidade Inicial e Final da prestação de serviço.³



2 - Serviço Prestado.

Nessa aba, será necessário indicar o serviço que está sendo prestado, o valor e as informações tributárias.

Para isso, é essencial que o serviço esteja cadastrado através da tela de “Cadastros > Cadastro de Produtos e Serviços” e que esteja configurado corretamente. Também temos um artigo para isso: https://www.gecontrolsistemas.com.br/post/como-cadastrar-produtos

1 - Serviço;


2 - CFOP definido através da configuração de CFOP’s, na tela de cadastro de Produtos e Serviços;


3 - Impostos Federais definido também através do cadastro de Produtos e Serviços;


4 - Impostos Estaduais definidos através da Configuração de Tributação, na tela de Cadastro de Produtos e Serviços.



É nesta aba que serão informados o valor do serviço e do seguro, se houver.



3 - Veículos, Carga e Seguro.

Em 3.1 - Dados do Veículo, informe o veículo principal (cavalo), o reboque (carreta) e o motorista.

Caso o veículo não esteja cadastrado, siga o seguinte artigo para efetuar o cadastro:

O motorista é cadastrado através da tela “Cadastros > Cadastro de Terceiros”.


3.2 - Dados da Carga será informado o Produto Predominante, as características e as quantidades(KG, UN) do serviço prestado.


E por fim, na aba 3.3 - Dados do Seguro informe o Responsável pelo seguro, Seguradora, Número Apólice(referência numérica que uma entidade seguradora atribui a cada contrato de seguro para identificá-lo) e Número Averbação/Valor Averb. São dados essenciais para a emissão do CTe.


4 - Documentos e Componentes. 

Em Documentos e Componentes você consegue inserir os documentos vinculados a esse conhecimento. Como as notas fiscais, por exemplo.

Em “Inserir” é possível acrescentar os documentos vinculados a esse CTe. Basta preencher com a chave da nota¹, valor², cidade³ e as outras informações pertinentes ao documento4.

Após informar todos os dados, Volte para a aba "3.2 - Dados da Carga" e clique em "Gerar" para que o sistema integre as informações dos documentos.



E por fim, basta fechar o documento e enviar para a fila. Acompanhe o conhecimento na Fila para verificar se não ocorreu nenhum erro/rejeição por parte da receita. Caso o mesmo conste na aba “Imprimir”, o CTe foi emitido e está pronto para uso.

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