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Como cadastrar produtos

O cadastro dos produtos pode ser considerado a base para todos os processos comerciais do seu negócio. É muito importante ter os cadastros completos para ganhar eficiência na geração de orçamentos, vendas, controle de estoque, emissão de notas fiscais e acompanhar relatórios.


No ERP MAESTRO, você pode cadastrar todos os produtos e ativos que queira gerir: produtos acabados, matéria-prima, materiais de uso interno, ativos imobilizados, entre outros.


Para cadastrar um novo produto manualmente no ERP MAESTRO, siga estes passos:


Acesse o ERP MAESTRO.

Clique em Cadastros > Produtos / Serviços > Cadastro de produtos e serviços.

Para cadastrar um novo produto, clique em "Inserir". Alternativamente, você também pode optar por duplicar um produto existente.

- Se optar por duplicar um produto existente, esta opção vai criar uma cópia do produto escolhido, permitindo que você edite os campos necessários, como descrição, tributação, entre outros.

- Recomendamos duplicar um produto semelhante ao que deseja cadastrar para minimizar a quantidade de edições necessárias.

O cadastro dos produtos é feito 100% manual, portanto, é crucial prestar muita atenção nas informações que estão sendo preenchidas. Em caso de dúvidas em algum campo, por favor, verifique com seu supervisor ou contabilidade. Abaixo estão listados todos os campos disponíveis para preenchimento, juntamente com suas respectivas definições na aba "Dados Gerais":


1. Código: Este código é gerado em ordem crescente conforme o cadastro de produtos.

2. Descrição: Descrição detalhada do produto.

3. Data de Criação: Indica quando o produto foi cadastrado no sistema.

4. Descrição Abreviada: Descrição mais resumida que será usada em dispositivos móveis/celulares.

5. Ordem para Relatórios: Define a posição em que você deseja que este produto seja exibido nos relatórios gerados.

6. Ordem para Carregamento: Define a posição em que você deseja que este produto seja exibido nos relatórios gerados.

7. Origem: Indica a procedência do produto.

8. Tipo de Produto: Selecione o tipo de produto.

9. Tipo de Serviço: Caso o tipo de produto seja "serviço", esta parte deve ser preenchida.

10. Tipo do Imobilizado: Caso o tipo de produto seja "imobilizado", esta parte deve ser preenchida.

Finalidade Secundária no Sistema (11): Verificar.

Sabor (12): Deve haver um cadastro de sabores para identificar o produto.

Marca (13): Deve haver um cadastro de marcas para identificar o produto.

Classificação Fiscal (14): Esta classificação pode ser obtida através da nota fiscal de compra pelo NCM. Em caso de dúvidas, solicite essa informação ao seu contador.

Classificação ANP (15): Usado apenas em atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo.

CEST (16): É um código usado para identificar categorias de produtos passíveis de substituição tributária. Em caso de dúvidas, solicite essa informação ao seu contador.

Grupo/Subgrupo Geral (17): Verificar.

Grupo Gerencial (18): Verificar.

Grupo de Preço e Desconto (19): Verificar.

Embalagem/Vasilhame (20): Verificar.

Unidade Elementar (21): Verificar.

Código de Barras (22): Verificar.

Arredondar Valor Unitário (23): Verificar.

Unidade Fração (24): Verificar.

Unidade Fração por Unidade (25): Verificar.

Unidade de Venda (26): Verificar.

Unidade de Inventário (27): Verificar.

Fracionar em Unidade: Verificar.

Fracionar em U.V/U.V.2: Verificar.

Em Parâmetros > Configuração, você pode habilitar quais operações esse produto pode realizar dentro do sistema, incluindo controle de estoque, lote e consignação.

Unidade padrão: Verificar.


Configuração de CFOP's: Vincular o CFOP adequado a este produto.


Em Parâmetros > Tributação Federal, Tributação Estadual/Municipal e Contábil: Nessas abas, são cadastrados todos os impostos do produto e as alíquotas de CST, IP, PIS, COFINS, ICMS e as contas contábeis. As informações nessas abas precisam ser 100% precisas para evitar problemas futuros com o fisco. Portanto, é importante que sua contabilidade lhe auxilie quanto a essas informações.


Essa opção de PCP/ESTOQUE é usada apenas para as indústrias que realizam a produção desse produto. Se sua operação for de distribuição, por favor, ignore esta opção.


Na aba imagens você consegue cadastrar uma imagem do produto que será visualizada pelo vendedor no PDA.


Qualquer dúvida quanto as informações que precisam ser preenchidas, por gentileza verifique com sua contabilidade. Dúvidas gerais, entre em contato com nosso time de suporte.

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